Especialmente desenvolvido por nossos tanoeiros para aqueles que desejam fazer o envelhecimento do destilado em tonéis de bálsamo. A madeira bálsamo atua de forma agressiva em tonéis de até 60 litros não permitindo assim o adequado descanso e envelhecimento da cachaça. Para possibilitar o processo mais lento e menos agressivo, as ripas de bálsamo são alternadas com as de jequitibá. O jequitibá é uma madeira neutra, muito utilizada por aqueles que querem fazer o envelhecimento do destilado sem a forte presença da madeira. Esperamos assim, no devido tempo, obter um destilado envelhecido e marcado de forma adequada pela madeira bálsamo.
Envelheça a sua cachaça preferida e compartilhe as suas melhores criações com seus familiares e amigos. Trabalhamos com os melhores tanoeiros do Brasil. Receba junto um folheto com as instruções de como proceder para cuidar do seu barril e como utiliza-lo.
Atenção: As fotos são ilustrativas e poderão ocorrer pequenas alterações na cor da madeira.
Ficha Técnica
Tipo: Barrilete - Madeira: Bálsamo e Jequitibá - Capacidade: 6 Litros - Altura com a base: 30 cm - Largura: 21 cm - Comprimento: 30 cm
Principais Dúvidas
1. Quanto tempo vai demorar para a cachaça envelhecer em meu barril?
Por tratar-se de um barrilete de 6 litros a superfície de contato da cachaça com a madeira é grande. Isto causará de forma mais intensa a troca entre os componentes da cachaça e da madeira. Madeiras novas, nunca antes utilizadas para envelhecimento, deverão ter as primeiras trocas da cachaça realizadas em menor intervalo de tempo. As primeiras entre 45 a 60 dias, a depender da madeira. Cada madeira, mesmo da mesma espécie, se comporta de forma diferente. Com o passar do tempo a necessidade de realizar estas trocas deverão ocorrer em menor intensidade.
2. Posso tomar a cachaça já no primeiro envelhecimento, na primeira troca?
Se você utilizou uma cachaça boa, o recomendado para não contaminar o seu barrilete... sim. Contudo, ela poderá ficar muito adstringente devido aos óleos e taninos retirados da madeira nas primeiras trocas.
3. Que cachaça devo utilizar então para iniciar a cura do tonel?
Confidências Mineiras - Ateliê de Cachaça tem em suas prateleiras uma enorme variedade de excelentes cachaças com ótimo custo/benefício para isto. Consulte-nos sobre as opções disponíveis.
4. Uma vez envelhecida a cachaça posso retira-la e deixar o barrilete vazio por um tempo?
Jamais. Ao encher o tonel as ripas irão inchar e ficarão juntas sob pressão. Se secarem o barrilete irá simplesmente desmontar e só poderá novamente ser montado por um profissional competente. Não realizamos este serviço.
Junto ao barrilete você receberá um folheto explicativo ensinando como proceder para cuidar de seu barril.
Colocamo-nos a disposição para os esclarecimentos que se façam necessários.